terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Dos "Por quês?" e "porques"

Em inglês, quando se ama alguém se diz que se está "in love" e quando se está apaixonado também se está "in love". O que isso significa? Criou-se em português duas palavras para o mesmo sentimento ou em inglês se considera dois sentimentos com sendo a mesma coisa?
Isso é uma questão linguística ou cultural?
Os ingleses sentem como os brasileiros ou fato de escolhermos maneiras diferentes de nos referirmos aos "mesmos sentimentos" mostra que sentimos diferente também?
Ser humano é ser humano independentemente de sua origem? Quanto de nós, e dos nossos sentimentos, é determinado pela cultura de onde viemos ou mesmo pelo nosso idioma?
Aprender um novo idioma significa aprender a sentir de outra forma? E viver uma outra cultura?
A primeira vez que entrei em contato com uma nova cultura eu tinha 9 anos e me revoltei porque não me entendiam, na época minha mãe me explicou que se quisesse me comunicar com aquelas pessoas deveria aprender inglês. Aos 14 eu era fluente, e lidava principalmente com estrangeiros que vinham ao Brasil, acreditava ser genuinamente preocupada e entendedora das questões culturais. Aos 17 fui fazer intercâmbio na Austrália, lembrando que já era fluente, e quantos problemas a minha fluência não me causou! Pelo fato de eu falar o idioma, as pessoas assumiam que eu sabia o que está fazendo, que tinha o mesmo referencial que elas e não entendiam como eu não entendia o que eles queria dizer!
Foi nesse momento em que realmente me apaixonei pelas questões culturais, quão fantástico e quão difícil é entendermos que as pessoas não "pensam" (pensam aqui engloba falam, agem, sentem...) como nós!
E uma pessoa que foi criada ou tem pais de nacionalidades diferentes? Ela não pensa como ninguém? Ela está sozinha? é livre?
Esse blog é para que todos os que se fascinam com as possibilidades que as diferentes culturas trazem para as relações humanas, como eu, se coloquem, perguntem e partilhem suas descobertas.
E para começar a fomentar a discussão, quero deixar uma pergunta: quanto de você, é seu e quanto é seu porque você vem de onde veio?
Saudações a todos!

2 comentários:

  1. Esse post é uma loucura! Muito interessante, adorei. Espero que esteja preparando já o próximo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Estou sim! Idéias não faltam, falat é tempo! : ) Já fui xeretar no seu blog também e deixei um comentariozinho! : ) Obrigada

    ResponderExcluir